quarta-feira, 29 de maio de 2013

Primeiro celular com Firefox OS chega ao Brasil em Setembro

O primeiro celular da LG, terceira maior fabricante de celulares do mundo , com sistema operacional Firefox OS deve chegar às lojas em setembro. Segundo fontes próximas às negociações, o novo aparelho se chamará LG LEO e algumas unidades do produto já estão no Brasil. O lançamento deve acontecer em parceria com a operadora Telefônica/Vivo, uma das parcerias da Fundação Mozilla.

"O objetivo é atingir o público que é usuário de feature phones e quer comprar smartphones, mas acha os modelos com Android caros", disse uma fonte, ao iG . Feature phones são celulares que permitem navegação básica na internet e instalação de aplicativos. Procuradas pela reportagem, LG e Mozilla não comentaram o assunto e a Vivo afirmou que "a informação não procede".

Se lançado em setembro, o LG LEO será o primeiro celular de uma grande fabricante com sistema Firefox OS a chegar ao mercado. Em fevereiro, a ZTE anunciou o Open , um celular com tela sensível ao toque de 3,5 polegadas, 512 MB de memória interna, câmera de 3.2 megapixels e processador de 1 GHz. O ZTE Open, no entanto, está previsto para chegar ao mercado apenas no final de 2013.

Logo após o lançamento do ZTE Open, a LG já havia manifestado o interesse em desenvolver um celular com o Firefox OS. Durante o Mobile World Congress, a empresa afirmou que lançaria um produto no futuro, mas não divulgou a provável data de lançamento. Outras fabricantes, como Alcatel, Huawei e Sony , também planejam anunciar seus primeiros modelos com FirefoxOS em breve.

Até o momento, o único celular com Firefox OS à venda é um modelo desenvolvido pela Geeksphone em parceria com a Telefônica . O produto chegou às lojas em abril, numa versão criada para desenvolvedores, e é vendido em dois modelos com preços de R$ 250 (Keon) e R$ 400 (Peak). Um novo modelo, criado para o público em geral, está previsto para chegar às lojas em junho. Ainda não há previsão de quando o aparelho chegará ao Brasil.

O sistema

O Firefox OS é um sistema operacional criado pela Fundação Mozilla, a mesma que desenvolveu o navegador Firefox, e lançado em janeiro de 2013 . O sistema de código-aberto foi totalmente desenvolvido baseado em HTML5. Essa tecnologia permite criar aplicativos que rodam na própria web, usando padrões abertos. Com isso, os usuários não dependem somente dos aplicativos disponibilizados em lojas, como o Google Play ou a App Store.

O sistema tem o apoio da operadora Telefônica e, em fevereiro, ganhou o apoio de 17 operadoras, muitas delas grupos globais. Outras fabricantes de celulares também investem em sistemas de código aberto para concorrer com o Android, o iOS e o Windows Phone. Entre elas estão a Canonical, que criou o UbuntuOS; Samsung e a Intel, com o Tizen; e a Jolla, com o Sailfish, um sistema derivado do MeeGo. FONTE: IG Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário