quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tecnologia QDEF promete 50% mais cores e menor consumo de energia para LCDs


 



A 3M e a Nanosys acabam de anunciar durante a SID 2013 que irão começar o envio das primeiras amostras de qualificação de seus filmes Quantum Dot Enhancement Film (QDEF) para os fabricantes de LCDs.
De acordo com as empresas, a tecnologia QDEF promete aumentar a gama de cores em 50%, além de reduzir o consumo de energia para os monitores LCD. 

A tecnologia QDEF utiliza as propriedades de emissão de luz de pontos quânticos para criar uma iluminação de fundo ideal para LCDs, que é um dos fatores mais críticos no desempenho de cor e eficiência das telas de cristal líquido. Um ponto quântico, que é 10.000 vezes mais fino do que um fio de cabelo humano, pode ser ajustado para emitir luz em comprimentos de onda muito precisos.
Isso significa que os fabricantes podem criar painéis com luz de fundo altamente otimizados que só produzem os comprimentos de onda exatos de luz vermelha, verde e azul, gerando tonalidades de cores muito mais ricas e precisas, além de otimizar o desempenho energético.
Trilhões desses pontos quânticos protegidos pela barreira de um filme são disposto dentro de uma unidade de backlight LCD. O novo filme substitui um já encontrado dentro da tela, o que significa que o processo de fabricação não exige novos equipamentos ou mudanças de processos para o fabricante. FONTE: Adrenaline

Nenhum comentário:

Postar um comentário